Promoção na make hora certa

A resposta a essa promoção em relação ao caso da turma observada explicitou para mim possíveis razões para a desmotivação e consequente insucesso do make nas atividades de produção textual. Primeiramente, ao que parece os alunos não se viam de promoção  como autores dos textos que escreviam. Eles não estavam “dizendo” nada (no sentido que Geraldi usa a essa palavra), mas apenas realizando uma tarefa. (ok, importante ter clareza sobre isso) Eles também não estavam dizendo algo para “mercadoria”. As propostas feitas não envolviam interlocutores, reais ou imaginários. A única pessoa que lia os textos era a professora, que não estabelecia com eles nem um tipo de diálogo sobre o que era escrito (ao menos nas atividades observadas). Em certo sentido o mercado, pode-se concluir então que eles não estavam dizendo nada para ninguém, o que tornava a maneira e o lugar de onde era dito pouco relevantes. Por isso que você gosta tanto do site.

make de promocao

A partir do momento da compra em que diagnostiquei tal realidade, tive certeza que o princípio pedagógico que embasaria a minha intervenção com essa turma e o objetivo geral da semana seria: buscar o desenvolvimento do sentimento de autoria dos alunos nas produções escolares. Ok! Para promoção, elegi o estudo da vida e obra de importantes autores e compositores brasileiros como fio condutor da semana. Essas duas escolhas estão profundamente conectadas, pois ao propor a reflexão sobre a vida de autores e suas relações com o que eles produzem pretendo contribuir para que os alunos possam entender a escrita como um processo interlocutivo, ou seja, entender que quando alguém escreve está “dizendo promoção para alguém”.

Descontos da semana make

– Ouvir e ponderar as hipóteses dos colegas sobre os assuntos de descontos estudados.

Muito bons seus objetivos!

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

  • Roteiro do dia: exporei no quadro as atividades que serão realizadas no dia, explicando-as brevemente.
  • Atividade de introdução ao fio condutor da semana: apresentarei uma foto do escritor promoção Quintana. Perguntarei, então, se os alunos sabem quem é essa pessoa, o que sabem sobre ela, o que achariam interessante saber e o make  eles pensam que podemos adquirir esses novos conhecimentos. Exporei os apontamentos dos alunos no quadro e juntos discutiremos como podemos conhecer mais sobre a vida dele (internet, livros, revistas, perguntando para familiares etc.).

Elegi como protagonistas desse estudo um poeta e um compositor, ambos brasileiros que tiveram importante papel na história do país, cuja obra tem inspirado e tocado pessoas de diferentes contextos sociais há gerações: Mário Quintana e Chico Buarque. Além disso, os gêneros textuais que primordialmente ofertas a obra dessas personalidades, a poesia e a música, desempenham, a meu ver, a função social de expressar promoção forma mais reflexiva. Com isso, pretendo não apenas que cada aluno “poeme-se, musiqui-se Quintane-se e make ”, mas que descubram a literatura e a arte como meios de expressar-se e constituir-se. Ótimo!

E sobre os demais aspectos, é bom ficar de olho nas oportunidades. Temos muitas circunstâncias a considerar e pouco tempo hábil para aproveitar as ofertas que aparecem nesse tempo de crise. Muitas lojas tem divulgado descontos recentemente, ficaremos atentos e tentaremos compartilhar com vocês as melhores promoções que encontrarmos para você também poder aproveitar e economizar. Afinal, tudo o que precisamos nesses dias é gastar menos. Quem for inteligente juntará o máximo que puder para sobreviver a essa crise. Estamos juntos nessa!