A Redação construída com texto dissertativo

Todos hoje gostam de escrever, mas poucos sabem como fazer uma boa redação. E não é à toa, afinal a escola hoje não ensina mais os princípios de um bom texto. Enquanto são ensinados diversos assuntos dos mais variados, o ensino de redação acaba ficando de lado. Veja a seguir a quantidade de assuntos e temas abordados no colégio:

  1. Matemática
  2. Português
  3. Biologia
  4. Literatura
  5. Física
  6. Química
  7. Geografia
  8. História
  9. Redação

Essas são as matérias comumente cobradas nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Colocamos aqui Redação como último colocado porque essa é a ordem de prioridade dos estudantes no Brasil. Poucos sabem a real importância que uma nota boa na redação pode trazer para o candidato. Como a maioria das pessoas só escreve de qualquer jeito e tira uma nota mediana (inclusive os candidatos à medicina e a outros cursos bem concorridos), se você tirar uma nota boa pode se destacar na sua média. Tudo isso é possível se você aprender como escrever uma redação de verdade.

aprender a fazer redação

Imagine o seguinte: você ficou atrás de seu concorrente por causa de duas questões na prova de biologia, uma questão na prova de geografia e uma questão na prova de história. Se você souber escrever bem, é muito provável que consiga recuperar todo esse prejuízo em três provas com apenas uma prova:  a prova de redação! Valorize essa aula. Para isso, é preciso saber como elaborar um texto dissertativo.

Criando um texto dissertativo

fazendo um texto dissertativoSe você quer mesmo saber como escrever bem, precisa saber como fazer um texto dissertativo. Esse texto é o modelo estrutural mais pedido e cobrado em provas de redação. Sua estrutura consiste basicamente em falar a respeito de um assunto na terceira pessoa do singular (no que se diz respeito a sua opinião), ou seja, não é para ficar dizendo “eu acho que”, “eu penso que”, mas é para falar, nesses casos, “Tal coisa é assim”, “Tal coisa é assado”, pois quando você está escrevendo, fica óbvio que a opinião é sua. Se for de outra pessoa, você irá deixar explicitado no texto dissertativo, por exemplo: “Fulano disse uma vez que…” e assim por diante. Então, quando você não cita alguma fonte de referência, deduz-se que a opinião, visão ou dado, veio de você: então não diga isso porque é desnecessário.

A dissertação que tira boas notas

Qualquer texto bem escrito, seja ele dissertativo (o mais querido das bancas avaliadoras), seja ele narrativo ou qualquer outro, vai tirar uma boa nota seguindo a dica de ser organizado. Coloque suas ideias sempre de maneira ordenada e clara, sem ser ambíguo e sem ser falho de argumentos. Isso já será o suficiente para destacar você em relação aos demais concorrentes. Nosso site é sobre texto dissertativo e redação, mas também aborda outros assuntos como exercícios para perder barriga e importação.